8 Hábitos Altamente Eficazes que Ajudaram Bill Gates a se Tornar o Homem Mais Rico do Mundo

4 minutos

CONHEÇA OS 8 HÁBITOS ALTAMENTE EFICAZES QUE AJUDARAM BILL GATES A SE TORNAR O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO

bill gates

Como Bill Gates conseguiu chegar a ser a pessoa mais rica do mundo com um patrimônio de US $ 80 bilhões?

Estar no lugar certo, com o produto certo e o pioneirismo da era dos computadores pessoais certamente contribuíram muito, mas também abordar a vida de maneira muito inteligente e positiva também foram fatores decisivos. E estes fatores podem ser seguidos por todos nós!

O site de finanças Banking Rates publicou uma lista dos hábitos e experiências que fazem de Bill Gates este estrondoso sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.

Abaixo você encontrará os principais.

Quais deles você já adotou?

  1. Aprender, Aprender e Aprender … Ele Está Sempre Aprendendo.

Bill Gates é famoso por ser ter abandonado a famosa Harvard, mas a única razão pela qual ele saiu é que ele e Paul Allen viram uma oportunidade para iniciar sua própria empresa de software. Soa contraditório, mas Gates adora sim aprender e assim que largou a universidade conseguiu dedicar-se as aulas que realmente tinham algum significado para ele. Outro gênio que tomou o mesmo caminho foi Steve Jobs, que também abandonou a Universidade para cursar as aulas de que gostava.

RECOMENDAÇÃO: Isto não significa que você tenha que abandonar a Universidade, porém você pode, sim, identificar aquilo que gosta e faz sentido para você e assim dedicar-se de corpo e alma nessa direção.

  1. Ele Lê Muito e Sobre Todo os Assuntos.

Seu pai uma vez disse: “Gates se interessa por todo tipo de livro e assunto, desde enciclopédias, ficção cientifica, história, e assim vai”. Tamanha dedicação a leitura, levaram seus pais a ficarem preocupados com Gates, eles estabeleceram uma regra para que pelo menos na hora do jantar Bill Gates deixasse de lado seu hábito voraz. Gates segue apaixonado pela leitura, tanto que anualmente ele pública sua lista de livros favoritos. O amor pela leitura continua com Gates que anualmente publica uma lista dos seus livros favoritos do ano.

RECOMENDAÇÃO: vá além do hábito regular da leitura, estabeleça metas de leitura e também busque diversificar os assuntos e áreas de interesse. Você perceberá que há muitas possíveis conexões entre os temas ativando assim o melhor da sua criatividade.

  1. Ele Dá Crédito as Outras Pessoas.

Quando perguntado sobre quais teriam sido as melhores decisões que tinha tomado nos seus negócios, ele disse: “Eu diria que as melhores decisões que tomei para os meus negócios foram as escolhas das pessoas que trabalhariam comigo”. Apesar de Gates e Paul Allen terem tido uma relação bastante complicada, Gates sempre reconheceu que a escolha de Paul como seu parceiro de negócio foi a decisão mais importante.

RECOMENDAÇÃO: Claro que podemos nos promover, porém é importante dar crédito/reconhecimento as pessoas sempre que possível. No final isso será revertido ao nosso negócio.

  1. Ele Confia Em Seu Próprio Julgamento/Instinto.

Você até pode ter uma boa carreira profissional se ouvir opiniões e previsões de outras pessoas. Porém se você quer ter uma carreira espetacular como Bill Gates e Steve Jobs, você precisa ouvir a si mesmo em primeiro lugar mesmo que o mundo inteiro esteja dizendo que você está errado. Isso é o que aconteceu quando Gates e Allen lançaram a Microsoft. Em um discurso, Gates disse que sua empresa baseava-se “em uma ideia selvagem e maluca, que ninguém concorda, de que os processadores dos computadores se tornariam tão poderosos que os computadores e seus softwares se tornariam uma ferramenta presente na mesa e na casa de todo o mundo.” O mercado todo disse que eles estavam errados, mesmo assim o produto foi lançado e o resto é história.

RECOMENDAÇÃO: Claro que é mais fácil seguir a multidão, mas a única coisa que você vai conseguir é chegar no mesmo lugar de todos. Pense, análise e tome suas próprias decisões, assim você terá mais chance de chegar onde você quer.

  1. Ele É Extremamente Conservador Com Seu Dinheiro.

Em uma entrevista no final dos anos 90, Gates disse “Eu gostaria de ter dinheiro suficiente para o pagamento dos meus funcionários por 1 ano, mesmo que a nossa empresa não faturasse nada por 1 ano. Ainda hoje sigo este princípio” e  completou “temos quase US $ 10 bilhões em caixa o que é suficiente para o próximo ano”.  Esta cautela com o dinheiro também faz parte de sua vida pessoal. Gates é conhecido por ter uma vida espartana frente a imensidão de sua riqueza. A questão não é o bem que o dinheiro pode comprar e sim a experiência que você pode extrair dele.

RECOMENDAÇÃO: A cautela com o dinheiro contribui para evitar que situações adversas venham a colocar em risco seu futuro.

  1. Ele Aprende Com Seus Erros.

Em uma entrevista, Gates, credita alguns dos sucessos da Microsoft a capacidade dele e de sua equipe em reconhecer rapidamente um erro. Assim que percebiam que algo errado foi feito, imediatamente tentavam abordar a situação de uma maneira diferente. Falhar e errar faz parte do processo de desenvolvimento de um produto, negócio, relacionamento, etc… Um novo caminho a ser traçado não é uma estrada já construída. Imagina quantos erros e falhas foram cometidos por todos os envolvidos na criação do Windows. E o resultado foi o software mais famoso já construído.

RECOMENDAÇÃO: Se você quer algo novo, diferente, seguir uma nova carreira, aprender um novo esporte, independente de qual seja a sua empreitada, tenha sempre em mente que a falha e o erro farão parte de seu caminho para o sucesso, simplismente aprenda com eles.

  1. Ele Dorme o Quanto o Seu Corpo Pede

Todos nós sabemos o quanto o sono é importante. Em vez de se vangloriar de trabalhar até tarde ou das poucas horas dormidas por dia. Gates faz questão de dormir ao menos 7 horas por dia, porque ele sabe que a privação do sono atrapalha a sua criatividade e produtividade no dia sequinte.

RECOMENDAÇÃO: Mantenha uma rotina de sono adequada ao seu corpo. Isto refletirá tanto na sua vida profissional quanto pessoal

  1. Ele É Focado No Que Está Fazendo.

Nos dias de hoje, muitos de nós, somos facilmente distraídos pelas inúmeras atividades que desenvolvemos, o multitask, que já foi considerado uma qualidade, hoje é considerado um grande culpado pela ineficiência. Gates é conhecido pelo profundo poder de concentração e foco ao desempenhar uma tarefa. Na época que fazia codificação, ele ficou conhecido por cair no sono enquanto escrevia os códigos e quando acordava uma hora mais tarde começava imediatamente de onde parou.

RECOMENDAÇÃO: Mantenha o foco na tarefa que está desempenhando, uma por vez, sem distração de Facebook, Linkedin, noticias… no final você verá que foi possível fazer muito mais do que habitualmente fazia quando “multitasking”.

Esses são alguns dos principais hábitos que ajudaram a tornar Bill Gates bilionário. Tenho certeza que muitos podem ajudar-nos no nosso caminho ao sucesso.

Quais desses hábitos você acredita que irão ajudá-lo ?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *