MULHERES EM COMPRAS | AS COMPETENCIAS FEMININAS NA CONSTRUÇÃO DE RESULTADOS

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MULHERES EM COMPRAS | AS COMPETÊNCIAS FEMININAS NA CONSTRUÇÃO DE RESULTADOS

As mulheres em compras são cada vez mais presentes na liderança, na execução e na estratégia. E a cada ano mais mulheres aparecem na área de compras  para agregar na construção de resultados diferenciados.


Mulheres, a área de compras precisa de vocês assim como as empresas precisam de resultados.


Existem competências únicas das mulheres, que em um ambiente de compras é algo diferencial para as negociações, a liderança e os resultados das empresas. Destacamos 4 características predominantes e que são diferenciais em um profissional em compras, características estas que as mulheres em compras têm seguramente.

 

É fato que as mulheres e os homens tem comportamentos diferentes perante situações cotidianas, porém em um ambiente de compras estes comportamentos diferenciados podem potencializar os resultados desde que haja cooperação entre perfis heterogêneos.


Coloque as pessoas certas, com as competências certas, nas funções certas e como consequência terá resultado diferenciado.


Não é justo generalizar, pois existem muitos homens com as mesmas características predominantes em mulheres, mas reconhecer que as mulheres têm competências diferenciadas é coerente e, saber alocar suas competências em ambientes profissionais, principalmente em compras é a chance de resultados diferenciados.

Separamos 4 competências das mulheres em compras, que suportam as empresas na busca constante por resultados mais expressivos, são elas:

  • Intuição
  • Multi Task
  • Empatia
  • Resiliência

INTUIÇÃO | AS MULHERES EM COMPRAS PERCEBEM OPORTUNIDADE OU RISCO

mulheres em compras

Link: positivitytoolbox.net

Saber que algo está errado ou certo, sem explicar racionalmente o porque é um dom.

Em um ambiente corporativo é necessário certa racionalidade para tomadas de decisões, porém a intuição auxilia no direcionamento das ações e nos sinais de alerta antecipados, e esta competência as mulheres tem de sobra.

Em uma negociação a intuição é muito útil, porque é possível perceber reações dos interlocutores que auxiliarão na postura mais amena ou mais agressiva.

A intuição auxilia :

  • Na improvisação de uma reunião, quando sai fora do planejado
  • Na necessidade em desenhar uma nova estratégia, quando a atual é corrompida
  • Em fomentar mais pressão quando necessário para fechar resultado, quando o interlocutor esta “em cima do muro”

Todos temos intuição, mas as mulheres sabem segui-las como ninguém, auxiliando na potencialização de resultados, com certeza.

Em compras os profissionais são demandados por compliance, cumprimentos de deveres e obrigação. Neste contexto, a intuição auxilia em um sinal de alerta quando as coisas não vão bem, se existem esta percepção é importante investigar e, no final de fato encontrar inconsistências no processo que poderão ser melhorados.

Usar intuição não deixa de lado a razão, mas utilizá-la como primeiro passo e depois racionalizar.


Uma pessoa intuitiva trabalhando com uma pessoa pragmática é garantia de resultados extraordinários na certa.


MULTI TASK| AS MULHERES EM COMPRAS FAZEM DIVERSAS ATIVIDADES AO MESMO TEMPO

mulheres em compras

Link: huffingtonpost.com

Nesta questão os homens precisam me desculpar.

Coloque um homem para escrever e-mail e falar ao telefone ao mesmo tempo: eles não conseguem, salvo raras exceções.

Agora, coloque uma mulher para ler o contrato do fornecedor, escrever e-mail de proposta para outro fornecedor e falar sobre uma oportunidade ao telefone com outro: ela consegue com facilidade.

As mulheres são eximias em multi-taks (multi tarefas), consegue tratar diversas coisas ao mesmo tempo e isso é uma competência diferenciada em um ambientes de compras, pois possibilita produtividade e gestão eficiente.


A característica multi-task possibilita produtividade e gestão eficiente.


Multi task possibilita:

  • Gerir diversos assuntos
  • Gerir diversos fornecedores
  • Gerir diversas pessoas
  • Gerir diversos clientes internos

Ser multi-task é avançar com diversos assuntos ao mesmo tempo. Esta habilidade é diferenciada em qualquer área.

EMPATIA | AS MULHERES EM COMPRAS SABEM COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO

mulheres em compras

Link: upliftconnect.com

Empatia é a característica de grandes lideres e grandes negociadores. Saber se colocar no lugar do outro possibilita mais:

  • Engajamento
  • Maior confiança
  • Maior cooperação

Quando trata-se de empatia as mulheres são experts, pois conseguem facilmente se colocar no lugar do outro e, ter mais sensibilidade em tratar situações, principalmente situações de conflito.

Em um ambiente de compras, a empatia possibilita colocar-se no lugar dos stakeholders, facilitando construção de ações com engajamento. Com empatia, uma mulher, que é gestora consegue desafiar seus funcionários com assertividade, trabalhado situacionalmente com base nas limitações e competências de cada um, potencializando assim os resultados.

Com empatia é possível principalmente:

  • Ajustar estratégias para atender ao todo
  • Antecipar desconfortos ou movimentos de fornecedores e stakeholders

Empatia é característica de grandes lideres e grandes negociadores e, as mulhers são experts em empatia.


RESILIÊNCIA | AS MULHERES EM COMPRAS NÃO DESISTEM

mulheres em compras

Link: greenbiz.com

Resiliência é a característica das pessoas que mudam o mundo, pessoas que se adaptam as novidades e estão abertas a novos desafios.

Na vida, pessoas resilientes se destacam por:

  • Cair e se levantar com mair força
  • Tentar, tentar e continuar tentando até conseguir
  • Buscar caminhos alternativos para alcançar o objetivo final
  • Adaptar-se a mudança de ambientes e pressão do mercado (das pessoas)

Em um ambiente de compras, o dia a dia é lidar com muita pressão, é investir tempo em fornecedores e projetos que enfrentarão muitas dificuldades, muitos roadblocks, muitos altos e baixo até ter um resultado palpável. Ser resiliente neste momento é continuar tentando até que o resultado chegue e nunca desistir, buscando responsáveis ou justificativas de um projeto mal sucedido.

A mulheres são resilientes por natureza, não desistem fácil de projeções e desafios impostos, elas impulsionam outras pessoas a continuar tentando com elas, sempre e sempre.


Na área de compras, saber continuar em frente acima das adversidade é essencial, e os resilientes tem destaque nisso tudo.


 

 

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