COMPRADOR DO FUTURO | VOCÊ ESTA PREPARADO PARA O NOVO MERCADO?

6 minutos

COMPRADOR DO FUTURO | VOCÊ ESTA PREPARADO PARA O NOVO MERCADO?

Comprador do futuro é um profissional que está sendo moldado pelo mercado, pela tecnologia e pela informação. O conceito convencional que conhecemos de um comprador está chagando ao fim e, novas necessidades do mercado irão forjar o futuro profissional de compras.

O comprador do futuro é a mescla de diversas habilidades de um novo ambiente de compras que está surgindo, um ambiente onde compras é:

  • mais estratégica
  • mais inovadora
  • mais empreendedora

Link Imagem: link

O mercado, a tecnologia e a era da informação ditarão o novo perfil do comprador do futuro: um profissional que fará grande diferença na sobrevivência de muitas empresas.

O mercado necessita de profissionais:

  • Mais Eficientes
  • Mais Dinâmicos
  • Que trabalhem bem em equipe

A tecnologia possibilita profissionais:

  • Mais conectados
  • Mais produtivos
  • Mais colaborativos

E a informação trará profissionais:

  • Mais auto-didatas
  • Mais flexíveis
  • Mais inovadores

Você está preparado para ser o profissional requisitado pelo mercado?


O comprador do futuro terá habilidades que hoje não estão na zona a atuação de muitos profissionais de compras. Os profissionais de compras do futuro devem se preparar para algo muito mais ambicioso e desfiador onde o resultado e a performance contarão muito e não somente tempo de experiência.

Empresas tradicionais que não se renovarem serão engolidas por start ups com pensamento disruptivo e modelos de negócios extremamente revolucionários e, para se adaptar as empresas buscarão por outros perfis de profissional diferenciados, isso inclui o novo perfil do comprador.

NOVO MERCADO | O FUTURO DE UMA ÁREA DE COMPRAS

Acabou o tempo onde somente a engenharia, a manufatura e vendas eram líderes no processo e a área de compras era somente uma “fazedora de pedidos”. Hoje compras é uma área que lidera processos e gerencia grande parte dos recursos da empresa. Compras é uma área que contribui significativamente no resultado das empresa e tem importante opinião na tomada de decisão.

O comprador que espera as “ordens de compra” chegar para começar a trabalhar acabou, o comprador do futuro:

  • Cria projetos
  • Lidera implementações
  • Alavanca os negócios da empresa

Empresas que não tem compras como área estratégica estão fadadas ao fracasso.


5 HABILIDADES DO COMPRADOR DO FUTURO

Esqueça o perfil comercial de comprador, aquele “amigão” dos fornecedores. O futuro espera um homem ou mulher de negócios liderando fornecedores e equipes para que as empresas tenham maiores oportunidades de alcançar alta performance, reputação e resultado. No futuro compras será um área que trará:

  • Inovação aos produtos
  • Liderança e mudança aos processos
  • Resultados diferenciados às empresas

São 5 as habilidades essenciais de um Comprador do Futuro:

  • Visão de negócios
  • Liderança interna
  • Produtividade na gestão de categorias
  • Inteligência de compras e mercado
  • Lean Thinking

HABILIDADE 1 | VISÃO DE NEGÓCIOS


O comprador hoje faz somente o que influencia o KPI de Compras, nada mais.


Em um contexto de futuro, o comprador avaliará o negócio de ponta a ponta e, terá ownership para fomentar discussões e mudanças. Este profissional trará opções para que a empresa seja mais eficiente e, trará argumentos importante que suportarão em um melhor entendimento da operação e e não melhor tomada de decisão.

O comprador do futuro terá o foco no cliente e, trará soluções que possibilitem a empresa reinventar-se e contribuirá com estratégias que amplifiquem a reputação da empresa onde trabalha.

O homem ou mulher de negócios, que será o comprador do futuro, trará:

  • Novas tecnologias disponíveis no mercado para serem aplicadas nos produtos da empresa
  • Novos processos que possibilitem reduções de custos e, alavancagem dos negócios
  • Novos modelos estratégicos que trarão mais eficiência à empresa e novas oportunidades de negócios (veja BLUE OCEAN)

comprador do futuro

Link Imagem: profitguide.com

HABILIDADE 2 | LIDERANÇA INTERNA


Na sua empresa a área de compras lidera processos ou é mera coadjuvante?


Hoje as empresas são direcionadas pelas áreas de vendas e engenharia, o comprador segue o script, como:

  • Participa de cotações e desenvolvimento de itens de um novo produto lançado pelo R&D e Vendas da empresa
  • Fica atento para gerar um novo pedido de compras urgente
  • Negocia um valor melhor que as primeiras 3 cotações dos fornecedores disponíveis

O comprador do futuro terá um escopo diferenciado na empresa, deverá:

  • Liderar processos e equipes multi-funcionais
  • Participar de decisões de concepção de um novo produto
  • Construir e implementar estratégias proativas para excelência de serviço e qualidade

O novo contexto de um comprador, homem ou mulher de negócios, é liderar processos internos e externos (com fornecedores), priorizando o que é melhor para a empresa e, para o cliente. Este profissional terá como parte do seu dia a dia:

  • Projetos de otimização de processos e produtividade (veja E-PROCUREMENT)
  • Projetos de produtos que coincidam com o melhor design e, a melhor tecnologia disponível do mercado
  • Projetos de melhoria contínua de qualidade (veja 6 SIGMA)
  • Projeto de geração de resultado (veja METAS)
  • Projetos de geração de fluxo de caixa (veja TCO)

comprador do futuro

Link Imagem: yoyoevents.com

HABILIDADE 3 | PRODUTIVIDADE NA GESTÃO DE CATEGORIAS


Você está sobrecarregado ou pode fazer mais?


Muitas empresas são ineficientes e trabalham reativamente. Neste contexto, é coerente que existam diversos compradores para negociar e lidar com problemas, buscar novos fornecedores e, reagir rápido as demandas não planejadas.

A área de compras nas empresas são segmentadas por commodities, por categorias, por especialidades. Hoje é normal um comprador especializado em uma determinada carteira de compras.

Com o comprador do futuro não haverá diferenciação por categorias, este profissional terá habilidade para lidar com qualquer categoria da empresa e trará alavancas inimagináveis de:

  • Sinergia entre commodities
  • Melhores práticas entre as categorias
  • Inovações e performance entre fornecedores

Em um novo contexto de alta produtividade, o comprador do futuro terá a capacidade de:

comprador do futuro

Link Imagem: vital-learning.com

HABILIDADE 4 | INTELIGENCIA DE COMPRAS E MERCADO

Inteligência em compras é absorver informações de mercado e sintetizar em KPIS gerenciáveis para as melhores tomadas de decisões.

Hoje um comprador convencional depende de outras áreas para muni-lo de informações, informações estas que vêem quadradas, sem análise crítica e muitas vezes informações inclusive inúteis. É difícil encontrar empresas que manejem indicadores gerenciáveis e proativos.

No futuro o comprador deve criar e gerenciar seus próprios KPIS e, ter a capacidade analítica de interpretá-los para direcionar a empresa à ações antecipadas, tomando decisões que farão a diferença contra a concorrência.

O comprador do futuro, gerenciará sua carteira com inteligência, controle e eficiência, ele deverá gerir:

  • Custos de mercado das matérias primas
  • Custos gerais de fabricação (energia, fretes, combustível, inflação)
  • O nível de qualidade dos fornecedores
  • O nível de serviço dos fornecedores
  • O risco de fornecimento da carteira
  • Os prazos e cronograma de projetos

Todas estas ações são impossíveis de serem gerenciadas manualmente, para isso sistemas inteligentes devem ser criados, além de KPIs gerenciáveis que possibilitem identificação de anomalias rapidamente.

comprador do futuro

Link Imagem: 7ronin.wordpress.com/

HABILIDADE 5 | LEAN THINKING


Se você não consegue explicar para uma criança de 5 anos é por que você não sabe do assunto.


As empresas são organismos complexos com seres humanos mais complexos ainda. Uma ação simples normalmente torna-se um problema, porque:

  • As áreas não se entendem
  • As expectativas conflitam
  • O direcionamento é distorcido

Colocar pessoas em uma sala de reunião é:

  • Complicar o que é fácil
  • Dificultar o que é simples

Se você faz:

  • Muito alinhamento é porque as pessoas não entenderão sua estratégia
  • Muito follow-up é por as pessoas não entenderam oseu  objetivo
  • Muita apresentação é por que as pessoas não entenderam o valor

No final tudo isso é porque as coisas não estão sendo simples o suficiente.

Lean thinking é simplificar, é dedicar esforços para que as pessoas compreendam seu projeto e estratégia rapidamente. Lean Thinking é assegurar que as pessoas saibam o foco adequado e a energia adequada para avançar a cada dia.

O comprador do futuro precisa trazer resultados, executar ações rapidamente e, isso deverá ser feito com um time multi-funcional sintonizado, motivado e conectado. O comprador do futuro dedicará tempo ao simples, o simples trará aos seus projetos:

  • Mais produtividade
  • Mais estratégia
  • Mais sinergia
  • Mais resultado
  • Menos tempo gasto em reunião
  • Menos tempo gasto em follow-up

Confronte problemas gigantescos sendo simples e ultrapasse-os com naturalidade e serenidade.

comprador do futuro

Link Imagem: inocrowd.com.br

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7 Resultados

  1. Excelente artigo sobre a nova postura de aquisição.

  2. Rogério disse:

    Ótimo artigo. Mesmo fora do mercado é importante se manter informado. Parabéns pelo artigo!

  3. Marieli disse:

    Excelente artigo!!

  4. Rosa Lima disse:

    Sensacional este artigo!

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