E-PROCUREMENT | AUTOMATIZAR PROCESSOS EM PROL DE PRODUTIVIDADE

3 minutos

E-PROCUREMENT | AUTOMATIZAR PROCESSOS EM PROL DE PRODUTIVIDADE

E-Procurement é a possibilidade de automatizar atividades operacionais e dedicar mais tempo a atividades estratégicas. Com mais atividades estratégicas a área de compras poderá captar mais resultados e a empresa mais agilidade e maiores margens.

Automatizar atividades operacionais ainda é, por incrível que pareça, pouco utilizado por empresas. É fácil visualizar uma infinidade de compradores dedicando a maior parte do seu dia a dia em funções que não agregam valor como gerar de pedido de compras.


Foque nos elefantes, e deixe as formiguinhas serem automatizadas. 


 

e-procurement

Fonte: oxfordcollegeofprocurementandsupply.com

Com e-Procurement uma empresa e uma área de compras conseguem diversas vantagens:

  • Redução nos Custos dos materiais e serviços
  • Redução no Custo operacional de Compra
  • Rapidez no processo de compra
  • Otimização de processos
  • Produtividade Empresarial
  • Segurança e confidencialidade das informações (Compliance)
  • Redução do nível de estoque

E-Procurement é utilizado usualmente por líderes de mercado nas principais atividades:

  • Construção Civil
  • Varejo
  • Serviços
  • Produção Contínua
  • Indústria Alimentícia
  • Outras

VIDEO | E-PROCUREMENT vs PROCUREMENT TRADICIONAL

PROCESSO OPERACIONAL DE PROCUREMENT

GetBiz-AuctionsInfoG-bootstrap3-1170-30gutter

Fonte: getbiz.co.za

O processo operacional de procurement é bastante conhecido e varia de empresa para empresa, dependendo da suas políticas de conduta, nível de verticalização, burocracia e automatização. Em um processo arcaico é visível avaliar um fluxo de aprovação imenso, onde em alguns caso até o presidente da empresa aprova uma requisição de compra. O e-Procurement por si só não resolverá o problema da empresa, principalmente as empresas com excesso de processos burocráticos.


O primeiro passo para o e-Procurement é a empresa buscar mudar sua cultura.


Como é o processo de compras tradicional :

  • Empresa gera necessidade
  • Área de compras busca por produtos no mercado
  • Área solicitante preenche requisição de Compras
  • Requisição é enviada a Compras
  • Comprador solicita mais entendimento da requisição
  • Comprador solicita cotações para 2 a 3 fornecedores
  • Comprador negocia (quando há tempo) uma condição melhor
  • Comprador aprova opção com cliente interno
  • Comprador gera Pedido de Compras
  • Pedido é aprovado pelo supervisor de Compras
  • Pedido é aprovado pelo gestor da área solicitante
  • Pedido é aprovado pelo gestor de compras
  • Pedido é aprovador pelo diretor de compras
  • Pedido é aprovado por um outro diretor de área
  • Pedido é enviado para o fornecedor
  • Fornecedor retorna com prazo de entrega
  • Comprador acompanha concretização do pedido (logística e entrega)
  • Produto é faturado para empresa
  • Produto é contabilizado pela empresa
  • Empresa efetua pagamento do produto (fatura)

Neste processo você tem diversas pessoas gerando pedido, aprovando pedidos e acompanhando pedidos. Imagine quanto tempo dedicado para atividades que não agregam valor para empresa. Tempo que poderia ser utilizado para:

  • Negociar melhores valores
  • Buscar fornecedores mais competitivos
  • Redesenhar estratégias para maiores resultados

PRODUTIVIDADE COM e-PROCUREMENT

Uma empresa contrata mais profissionais de compras quando não há vazão de pedidos de compras, mas tem dificuldade em tomar decisão na aquisição de software de e-Procurement. Mas por que esta dificuldade?

Produtividade é difícil de ser calculada, mesmo em um processo de produção onde alguns investimentos implicam em produtividade maior, algumas empresas tem dificuldade, imagine em um ambiente administrativo.

O fato é que automatizar processo de compras é ganho certo, por dois motivos:

  • Mais pessoas dedicadas a estratégia e negociação
  • Menos pessoas necessárias para o processo

Produtividade não é demitir pessoas e considerar seus salários como saving, mas adequar a área para dedicação ações ao que realmente agregam valor à empresa. Mas como um comprador estratégico pode agregar valor?

  • Identificando tendências históricas de compras e negociar pacotes com fornecedores
  • Negociar volumes e contrato com mais eficiência com fornecedores
  • Negociar estoque no fornecedor, com base no spend histórico contratado
  • Avaliar fornecedores que possam gerar sinergia para as diversas solicitações de compra

e-procurement

Fonte: articulatemarketing.com

SOLUÇÕES DE E-PROCUREMENT

Os softwares de e-Procurement são plataformas que contêm métodos eletrônicos para auxiliar em cada estágio do processo da compra. A aquisição do software deve estar atrelado a uma mudança de cultura, uma quebra de paradigma e é nestas condições que as empresas mais enfrentarão problemas.

Uma boa empresa de soluções para Prourement não auxilia somente no treinamento do software, mas no projeto organizacional e um novo ambiente processual. Também a empresa de software o ajudará a determinar potenciais de ganhos com o novo software, através de mapeamento preliminar do processo tradicional.

Em um mapeamento é possível identificar ações como:

  • Comprador dedicando 80% do tempo na operação
  • Gestor dedicando 50% para entendimento e aprovação de pedido
  • Stakeholders descontente com processo de compra
  • Inconsistência no processo , possibilitando fraudes

ALGUNS SOFTWARES DE GESTÃO DE e-PROCUREMENT

MKRFAX

Wesite da Empresa: e-procurement.com

STEFANINI

e-procurement

Wesite da Empresa: stefanini.com

IBID | E-PROCUREMENT

e-procurment

Wesite da Empresa: ibid.com.br

ARIBA

img_3-dark

Website da Empresa: ariba.com

COUPA

 

cash-management

WebSite da Empresa: coupa.com

BASWARE

7_secrets_for_eprocurement_success-690x495

WebSite da Empresa: basware.sg

IVALUA

WebSite da Empresa: ivalua.com

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. outubro 22, 2016

    […] O grande difirencial do time de Strategic Sourcing da Disney é que todos estão focados no CLIENTE FINAL, tendo relações bem estreitas com vendas, clientes e revendedores. A Disney investe continuamente em TECNOLOGIA e DIGITALIZAÇÃO, com o intuito de, cada vez mais, ser eficiente no processo de aquisição. O relacionamento tecnológico com fornecedores se baseia em (ver E-PROCUREMENT): […]

  2. novembro 26, 2016

    […] ao mesmo tempo e isso é uma competência diferenciada em um ambientes de compras, pois possibilita produtividade e gestão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *