GRAPH THEORY | TEORIA DOS GRAFOS | OTIMIZANDO O CUSTO DE TRANSPORTE COM INTELIGENCIA

5 minutos

GRAPH THEORY | TEORIA DOS GRAFOS | REDUZINDO O CUSTO DE TRANSPORTE COM INTELIGÊNCIA

TEORIA DOS GRAFOS é uma ciência exata que possibilita definir fluxos logísticos otimizados em um Supply Chain e, de forma matemática define o melhor trajeto/percurso possível.

As entradas (produtos x volume) e saídas (clientes x volumes) mudam todos os dias, portanto os fluxo logísticos devem constantemente mudar. Porém, o que a maioria das empresa fazem?

Não mudam! E isso possibilita muitas perdas sem precedentes.


As empresas perdem muito resultado, diariamente, por não revisarem suas rotas de transporte constantemente. 


teoria dos grafos

Fonte Imagem: Ecoluxairlines.

A não otimização constante dos modelos logísticos resultam em:

  • Cargas mal distribuídas
  • Clientes insatisfeitos
  • Perdas em Vendas
  • Custos logísticos mais altos

Ter um time de Inteligência Logística (Business Intelligence) que avalia e reavalia fluxos logísticos e, otimiza cargas constantemente é para líderes do segmento.

As Empresas Aéreas são referências nestes tipo Inteligência Logística, abaixo algumas empresa ao redor do mundo:

  • Southwest Airlines (veja abaixo mais sobre esta empresa)
  • Ryanair
  • easyJet
  • Malaysia Air
  • Gol Transportes Aéreos
  • JetBlue
  • IndiGo
  • WestJet
  • Azul Linhas Aereas
  • SpiceJet
  • flybe
  • Virgin
  • LATAM

VEJA A IMAGEM ABAIXO

Quais rotas são mais fáceis de coordenar o fluxo logístico?

teoria dos grafos

Fonte Imagem: danroam.com

Olhando as rotas acima de 4 empresas:

  • Southwest
  • American
  • Continental
  • Braniff

Você consegue responder as seguintes perguntas:

  • Quais as empresas com mais change de voo vazios?
  • Quais as empresas com mais chance de custos extras?
  • Quais as empresas com mais chance de concorrência com menores custos?
  • Quais as empresas com mais chance de atrasos?

Pense que em um fluxo logístico, o custo do ponto A ao ponto B é o mesmo. Como o custo pode ficar mais baixo para uma pessoa ou na alocação de um produto?

O cálculo é bastante simples, quanto mais passageiros ou produtos transportados forem alocados, menor o custo, maior o resultado.

TEORIA DOS GRAFOS | OTIMIZANDO O FLUXO LOGÍSTICO

A TEORIA DOS GRAFOS auxilia nesta abordagem, para cada trecho preços e estratégias pode ser diferenciadas.

Em qualquer ambiente logístico, o problemas (veja METAS) que devem ser resolvidos:

  • Quais os melhores percursos para os clientes?
  • Quais o melhores custos para os percursos?
  • Quais os percursos mais rápidos para os clientes?
Em uma ANÁLISE DE GRAFOS é possível incluir mais variáveis para auxiliar na tomada de decisão (veja TCO), neste caso sempre avaliando o ponto de vista e o modelo de negócio da empresa, como: 
  • Quais clientes proporcionam maiores margem de lucro?
  • Quais produtos possibilitam maior valor agregado?
  • Quais configuração possbilitam melhor otimização da carga?
A pergunta é: por que não utilizar a ciência e otimizar ao máximos seus percursos?

SUPPLY CHAIN E A TEORIA DOS GRAFOS

Se você trabalha com logística de carga, sugiro perguntar ao seu gestor ou a um colega mais sênior como eles organizam as rotas.
Perceba o seguinte:
  • A empresa utiliza algum software específico para organização de cargas e definição de rotas?
  • A empresa trabalha com trajetos pré-fixados a muito tempo?
  • As pessoas conhecem Teoria dos Grafos?

É importante você mapear as oportunidades que você tem em mãos?

PRIMÓRDIOS DA TEORIA DOS GRAFOS

Um dos primeiros casos em que se tem registro do uso da teoria dos grafos é no problema das pontes de Königsberg, cidade que possuía quatro ilhas ligadas por sete pontes.
teoria dos grafos
O matemático Leonhard Euller , utilizou a ciência da  TEORIA DOS GRAFOS conseguiu provar que:
Era impossível passar uma única vez por todas as sete pontes e voltar à mesma ilha de origem sem repetir pelo menos um dos trajetos.

Este exercício é a base para a TEORIA DOS GRAFOS e, a base para a construção de um fluxo extremamente otimizado para sua empresa.

O interessante da TEORIA DOS GRAFOS é poder entender o interpolação que mais influencia a rede conectada e mais possibilita otimiação. Tudo isso de forma sistemática e recorrente.

A TEORIA DO GRAFOS é amplamente utilizada por companhias aéreas, com o auxílio desta ciência é possível conectar inúmeras cidades da maneira mais eficiente, transportando o maior número de passageiros, com o menor número de viagens possíveis. Isso é uma tarefa extremamente complexa que necessita ação de computadores e da ciência da TEORIA DOS GRAFOS.

Um modelo de fluxo logítico baseado em TEORIA DOS GRAFOS pode ser atualizada a cada minuto, e rever rotas logísticas, informações essenciais de tráfego e congestionamento, trazendo assim maior eficiência, menores custos e mehores decisões (veja TCO).

SOFTWARES DE SIMULAÇÃO | TEORIA DOS GRAFOS

Existe uma infinidade de softwares que possibilitam simular rotas através da TEORIA DOS GRAFOS. Por tratar-se de uma ciência com fundamentos matemáticos precisos, profissionais que dominem simulações estatísticas e saibam mapear variáveis de forma eficiente terão grande êxito em manusear tais softwares e desenhar fluxos bastante otimizados.

Alguns Software GRATUITOS para você iniciar:

Com as análises corretas, a TEORIA DOS GRAFOS pode ser muito útil para problemas de roteamento e, otimização de redes. É um conhecimento que agregará muito na tomada de decisões.

SOUTHWEST AIRLINES  | BACK ON THE NAPKIN

Gostaríamos de rapidamente contar a história de uma empresa que iniciou a empresa, a partir de uma conversa informal e, com uma rota simples, escrita no verso de um guardanapo.

O desafio da empresa era ligar as cidade de San Antônio, Houston e Dallas com o menor custo possível para os passageiros, daí nasceu uma das empresas aéreas mais bem sucedidas do mundo a SOUTHWEST AIRLINES.

SOUTHWEST AIRLINES | HISTÓRIA DA EMPRESA

teoria dos grafos

Link Imagem: cnn.com

SOUTHWEST AIRLINES Co. é uma empresa Americana e, é a maior companhia aérea de BAIXO CUSTO do mundo,

A companhia foi fundada em 1967 por Herb Kelleher, em Dallas (TX) e hoje conta com e

  • +18 Bi de dólares de faturamento
  • +800 Mi de dólares de lucro operacional
  • +23 bi de dólares de valor de mercado
  • + 52.000 empregados
  • + 3.900 partidas opera um dia
  • + 98 destinos nos Estados Unidos
  • +140.000 passageiros transportados ao ano

EFEITO SOUTHWEST

A SOUTHWEST, com sua forma inovadora e sua eficiência operacional mudou a forma como o transporte aéreo funciona atualmente, mostrando que é possível entregar um serviço de qualidade com baixo custo.

A TEORIA DOS GRAFOS auxilia na otimização operacional e, possibilita  otimizações constantes, além disso a empresa dedica esforços no engajamento dos clientes, assim como soluções pioneiras e inovadoras.

ALGUMAS INOVAÇÕEOS DA SOUTHWEST AIRLINES

  • Pioneira em oferecer serviços de fretes com entrega no mesmo dia (RUSH CARGO)
  • Criou SELF- TICKETING, possibilitando compras de passagem mais rapidamente
  • Padronizou a frota, racionalizando treinamento dos pilotos, mecânicos, estoque de peças, ferramentas e manutenção
  • Criou a LOVE SOUTHWEST STYLE, modelo de jogos e brincadeiras a bordo, deixando seus serviços ainda mais diferenciados
  • Criou a RAPID REWARDS, programa de milhagem e fidelidade
  • Criou a HOME GATE, sendo a primeira empresa aérea a lançar uma página na internet
  • Disponibilizou WI-FI nos aviões
  • Introduziu a EVOLVE (veja IKEA): novo design interior de cabine ecológica, com materiais sustentáveis e resistentes

MODELO DE NEGÓCIO

O modelo de negócio (veja ZARA) da SOUTHWEST estabelece que a empresa deve competir com automóveis e ônibus. A SOUTHWEST não promete comida e conforto, mas entrega comida e conforto superando assim a expectativa do cliente.

A SOUTHWEST segue algumas premissas e valores como:

  • Cliente, fornecedores e colaboradores devem absorver rapidamente a cultura
  • A empresa deve sempre realizar mais com menos
  • A empresa preza pelos colaboradores, especialmente nos momentos difíceis;
  • A empresa estabelece valores que fortaleçam a família corporativa.

Impressionante!!! E pensar que uma empresa como a SOUTHWEST nasceu de um papel  de guardanapo com este:

3dots

Fonte Imagem: danroam.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *