BLUE OCEAN STRATEGY | PENSAR FORA DA CAIXA É O DIFERENCIAL

4 minutos

BLUE OCEAN STRATEGY | PENSAR FORA DA CAIXA É O DIFERENCIAL

Blue Ocean Strategy ou Estratégia do Oceano Azul, é uma abordagem extremanente inovadora, um modelo mental que auxilia na busca incondicional de oportunidades, crescimento sustentável e lucrativo, diferenciando-se da concorrência e identificando novos nichos de mercado.

A comparação é feita com um OCEANO VERMELHO (SANGRENTO), onde há uma luta “sangrenta” entre competidores, reduzindo preços, demitindo pessoas, baixando qualidade em prol de uma fatia de mercado.

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Link Imagem: aneshkalan.com

ESTRATÉGIA OCEANO VERMELHO  | RED OCEAN STRATEGY

  • Competição acirrada pelo mesmo espaço de mercado
  • Busca contínua para ser melhor que a concorrência
  • Exploração de demanda atual (demanda restrita)
  • Fazer do custo um ponto de decisão
  • Necessidade de escolher estratégicamente entre diferenciação OU baixo custo 

ESTRATÉGIA OCEANO AZUL | BLUE OCEAN STRATEGY

  • Construir e criar um espaço um NOVO mercado
  • Busca por conceitos que tornem a concorrência irrelevante
  • Criar e capturar novas demandas (demanda irrestrita)
  • Não tornar o custo um ponto de decisão 
  • Perseguir por diferenciação E custo baixo.

Para  W. Chan Kim e Renée Mauborgne, os autores do OCEAN BLUE STRATEGY  é possível: Não concorrer com os rivais, mas sim torná-los irrelevantes.


A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante


Os autores tem um interessante mindset:

É bem pequena a probabilidade de uma estratégia convencional se transformar em crescimento lucrativo no futuro.

PALESTRA | RENÉE MAUBORGE | BLUE OCEAN STRATEGY

BLUE OCEAN STRATEGY vs. FIVE FORCES OF PORTER

A BLUE OCEAN em geral confita com FIVE FORCES (RED OCEAN) (já abordado aqui, veja). Apesar de ambos os conceitos serem aplicáveis e factíveis de serem praticados pela área de Compras e por uma empresa. Ambas as ferramentas possibilitam uma visão estratégica do negócio e a sua vantagem competitiva.

O vídeo abaixo explica, com alguma simplicidade, ambos os modelos (BLUE OCEAN vs. 5 FORCES):

 ALGUMAS EMPRESAS QUE PENSARAM FORA DA CAIXA E FIZERAM DIFERENTE

Muitas empresas que não se reinventaram tem os seguintes fins:

  • ou não existem mais
  • ou perderam muito dinheiro até uma reviravolta estratégica

Abaixo empresas que se reinventaram, deram a volta por cima e poderiam ter se antecipado às potenciais mudanças de mercado com o BLUE OCEAN, quem sabe até ditarem NOVAS TENDÊNCIAS ao mercado.

Muitas destas empresas, hoje, tem modelos sólidos de gestão de inovação, criação de novas demandas e re-desing estratégico constante.

Te convido a buscar a história de cada uma destas empresas e, em quais momentos elas se redesenharam, criando NOVAS DEMANDAS para o mercado.

  • Swatch
  • Accor
  • Amazon
  • Apple
  • Cirque du Soleil
  • GE
  • Netjets
  • Southwest Airlines
  • Uber
  • Airbnb
  • Du Pont
  • Curves
  • Wii
  • Tesla
  • TATA Motors

COMO FORMULAR UMA ESTRATÉGIA BASEADO NO BLUE OCEAN

Para iniciar um projeto de BLUE OCEAN é importante pensar na criação de valor para os CLIENTES, pensar também em VALOR SUSTENTÁVEL para os acionistas, empregados, fornecedores e sociedade. Mas principalmente estar disposto a errar em alguns casos, sabendo que acertos deverão ocorrer.

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Link Imagem: pennog.com

Identificar um BLUE OCEAN é abrir para a empresa uma possibilidade infinita.

Veja alguns exemplos:

  • Apple com iPHONE
  • 3M com POST-IT
  • Microsoft com WINDOWS
  • Tesla com o MODEL 3

COMO FORMULAR UM BLUE OCEAN STRATEGY

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Link Imagem: Blue Ocean Strategy

O desenho acima, tirado do prórpio website do Blue Ocean Strategy, sintetiza bem como construir um modelo estratégico para identificação, fomentação e criação de novas demandas.

Não é um exercício fácil, pois depende de cultura e dedicação das pessoas. Usualmente pode-se dividir o modelo em 9 clusters:

  • Framework | Estruturação
  • Characteristics | Características
  • Map your business | Mapeamento do Negócio
  • Paths | Caminhos
  • Engagement  | Engajamento
  • Sequence | Sequência
  • Buyer Experience | Experiência do Comprador
  • Non Customer | Não Consumidores
  • Fair Process | Processo Justo

1o PASSO | RECONSTRUA AS FRONTEIRAS DO MERCADO 

Os primeiros clusters que devem ser trabalhados são:

  • Framework | Estruturação
  • Characteristics | Características
  • Map your business | Mapeamento do Negócio

Antes de tudo, é importante entender e apresentar os conceitos chaves para a estratégia do Oceano Azul, considerando em conjunto a diferenciação e o baixo custo. A questão chave é definir uma variável chave para ser analisada e, um modelo de trabalho (FRAMEWORK) de fácil compreensão. Por exemplo, no desenho acima, foi utilizado o Canvas, mas é possível utilizar outros tipos de modelamento. No modelamente é sugerido que se trabalhe com ações de:

  • Eliminar
  • Reduzir
  • Aumentar
  • Criar

Com um modelo (FRAMEWORK) pré-definido e, após discussões exaustivas de diferenciais, é importante caracterizar e executar o mapa do negócios.

2o PASSO | FOQUE NO PANORAMA GERAL | FOUR PRI

Depois é importante dedicar tempo a formulação da estratégia, para isso é necessário seguir os seguintes clusters:

  • Paths | Caminhos
  • Engagement  | Engajamento
  • Sequence | Sequência

Nesta próxima parte é importante dedicar atenção à estratégia propriamente dita, definindo caminhos claros e obajetivos, engajando e trocando idéias com pessoas que auxiliarão na construção da jornada. Nesta fase é importante dedicar algum tempo em detalhamento e sequenciamento da estratégia estabelecida para  o BLUE OCEAN.

É importante que haja uma noção ou clareza da nova e possíveis NOVAS DEMANDAS, para isso é necessário dededica tempo a 4 princípios básicos:

  • Criar um novo espaço no mercado
  • Focar na “Big Picture”
  • Atingir ações além da demanda conhecida
  • Ter claro as sequências adequadas para avançar

Novamente, não estamos falando que é fácil, mas valerá a pena.

As discussões e reflexões devem ser profundas e fazer sentido, é importante ter segurança que está sendo criada uma NOVA DEMANDA e, entender o nível de esforço, tempo e recursos para a estratégia ser executável e virar realidade.

3o PASSO | ULTRAPASSE A DEMANDA EXISTENTE

Por fim, é importante avaliar a reavaliar se sua estratégia surtirá o efeito esperado, avaliando os seguintes clusters:

  • Buyer Experience | Experiência do Comprador
  • Non Customer | Não Consumidores
  • Fair Process | Processo Justo

Neste ponto é essencial identificar o ponto de virada, alguma situação que fará seu produto, seu conceito, sua estratégia ser reconhecida como aplicável pelo mercado.

Um processo coerente deve ser seguido e, uma liderança inspiradora deve ennvolver os colaboradores nesta nova estratégia. A identificação do BLUE OCEAN representa a criação de uma NOVA DEMANDA, uma nova necessidade, novos perfis de clientes interessados na empresa e nos produtos e, uma experiência de consumidor que transcende experiências outras realizadas.

A chave de tudo é CULTURA ORGANIZACIONAL voltada para INOVAÇÃO e EXECUÇÃO. Inovar é fazer algo diferente de tudo o que já foi pensado, ser pioneiro na criação do seu OCEANO AZUL, arriscando e estando aberto ao erro.

As grandes questões são:

  • Como ser inovador?
  • Como pensar fora da caixa?

Boa Sorte.

INOVAÇÃO | SUA EMPRESA PRECISA PENSAR FORA DA CAIXA PARA SOBREVIVER


Se sua empresa não fomenta a cultura da inovação e não se permite errar, ela não é inovadora.


DE ONDE VEM AS BOAS IDEIAS | STEVEN JOHNSON

PENSE DIFERENTE | PENSE FORA DA CAIXA

blue ocean

Link Imagem: Linkedin.com – Blue Ocean Strategy

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1 Resultado

  1. outubro 1, 2016

    […] possível entender como é importante PENSAR DIFERENTE em um mundo tão competitivo (veja BLUE OCEAN). A AMAZON faz muito bem isso, cria novos mercado, novas formas de atrair mais e mais clientes e, […]

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