TESLA | O CARRO ELÉTRICO VAI MUDAR O MERCADO AUTOMOBILíSTICO?

7 minutos

TESLA | O CARRO ELÉTRICO VAI MUDAR O MERCADO AUTOMOBILÍSTICO?

A TESLA no mínimo merece nossa atenção, é uma empresa que desafia o mercado automobilístico convencional.

A TESLA tem um conceito de marca com alguns atrativos:

  • Design externo atraente
  • Design interno arrojado e inovador
  • Modelo de negócio inovador
  • Benefícios Governamentais
  • Conceito de Carro Elétrico Econômico
  • Conceito de Carro Elétrico Potente

O confronto contra o carro a combustão é algo disruptivo, a empresa esta desafiando grandes marcas e, vencendo algumas batalha, tendo hoje fã assumidos.

área de compras deverá ter um grande papel, no auxilio a ajudar a marca a prevalecer, buscando custos mais atraentes e maior fatia do mercado. Não é uma tarefa fácil.

 

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Link Imagem: automobilemag.com

PRODUTOS TESLA e MERCADO

TESLA vs. CARRO À COMBUSTÃO

A TESLA demostra vantagens perante alguns competidores, mas ainda compete em uma fatia ínfima do mercado, o modelos de esportivos de luxo.

Veja abaixo uma prova de arranque e velocidade contra um Audi R8 (Volkwagen- a maior empresa automobilista do mundo)

VEJA ESTE VIDEO | TESLA X x AUDI R8
  • 1o a perspectiva do Audi 
  • 2o a perspectiva do Tesla

O que achou, interessando em saber mais sobre a empresa TESLA?


MERCADO AUTOMOBILÍSTICO CONVENCIONAL | COMPRAS

Antes de falar sobre a TESLA é importante nos sintonizarmos do tamanho do mercado automobilístico.

O Mercado automobilístico é uma mercado gigantesco, com aproximadamente 61M de carros vendidos anualmente em todo o mundo, com movimentação financeira total anual estimada de U$3 Trilhões. As 10 principais montadoras do mundo tem faturamentos maiores que muitos países. E a TESLA é uma “formiguinha” perto de uma gigante como a Volkswagen.

Veja o Ranking (% do mercado mundial e carros fabricados anualmente)

  1. Volkswagen: 17% (10 M carros)
  2. Toyota: 15% (9 M carros)
  3. GM: 13% (8 M carros)
  4. Hyundai: 11% (6,5 M carros)
  5. Ford: 10% (6 M carros)
  6. Nissan: 9% (5,5 M carros)
  7. Honda: 8% (5 M carros)
  8. Fiat: 7% (4,5 M carros)
  9. Peugeot: 5% (3 M carros)
  10. Suzuki: 5% (3 M carros)

TESLA: 70k carros (0,01%)


A TESLA com produção anual de não mais de 70.000 carros interessa investidores e, preocupa as gigantes do mercado automobilístico. Por que?


A TESLA desafia o status-quo e, traz uma nova visão para este mercado convencional, mas multi-bilionário. Com possibilidade imensuráveis de criar um novo mercado.

Entenda a abordagem do carro elétrico e a oportunidade nas mãos da TESLA.

NÃO É SOMENTE A TESLA QUE TEM CARRO ELÉTRICO, MAS SOMENTE ELA TEM “O” CARRO ELÉTRICO

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Link Imagem: businessinsider.com

PONTO DE VISTA DE COMPRAS & SUPPLY CHAIN

BASE DE FORNECIMENTO | TESLA vs VOLKSWAGEM

FORNECEDORES TESLA

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Link Imagem: moneymorning.com

TESLA conta com fornecedores especializados do mercado automobilístico.

Provavelmente pelo seu baixo volume é necessário pagar seguramente um custo mais alto que as líderes de mercado (VW, Toyota e GM), isso impactará na competitividade do carro.

Alguns Fornecedores da TESLA:

  • Panasonic
  • Magna
  • ZF
  • Zanini
  • Inteva
  • Valeo
  • Koyo
  • Sika
  • SKF
  • ThyssenKrupp
  • Bosch
  • Dow
  • Hitachi
  • Argent

FORNECEDORES VOLWAGEN AUDI

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Link Imagem: autonews

O veículo Audi não tem um volume impressionante, a Volkswagen com seus 10M/ano de veículos na totalidade tem uma escala invejável, que possibilita direcionar -se a diversos mercados e, adquirindo produtos à preços bem mais competitivos que outros players como menor poder de volume.

A área de compras possibilita custo melhores e, consequentemente margens mais atrativas.

O poder da sinergia e integração das empresa na área de compras pode ser melhor entendido com a DISNEY, clique aqui.

Alguns Fornecedores da Volkswagem:

  • Delphi
  • Faurecia
  • Bosch
  • Alcoa
  • Autoliv
  • TRW
  • Magna
  • Ina
  • ZF
  • Brose
  • Guardian
  • Grammer
  • Peguform
  • AAM

STRATEGIC SOURCING  | FAZENDO UMA ANALISE PRELIMINAR DA TESLA

Considerando o cenário desfavorável da TESLA, no ponto de vista de Compras & Supply Chain, é importante que seja construída uma estratégia que possibilite no futuro a TESLA competir com os gigantes, isso porque hoje ela detém a tecnologia e, se não se posicionar rapidamente a concorrência pode engoli-la.

Iremos utilizar para esta análise a Metodologia da Procuremet Academy para Excelência Operacional.

Conheça mais sobre a Metodologia, clique aqui.

metodologia

 


Para ter êxito na construção de resultados, identificamos que é necessário somente três aspectos básicos.

  1. Definir uma meta ambiciosa e, atingível
  2. Desenhar uma estratégia robusta, executável e que conecte-se com a meta
  3. Executar com disciplina, priorização e foco, alinhado com a estratégia e mirando o atingimento da meta.

No Case da TESLA, sugerimos 3 ferramentas para cada aspecto básico e, demostramos cada uma delas aplicável no contexto apresentado.

  • Meta: Posicionar de forma sustentável a marca TESLA no mercado (veja BCG)
  • Estratégia: Mitigar riscos e definir grande focos no Fornecimento para um melhor posicionamento de mercado (veja KRALJIC)
  • Execução: Identificar riscos, “roadblocks” e foco de execução (veja 5 FORCES)

META | MATRIZ BCG | ANÁLISE DO PRODUTOS


A Matriz BCG foi tratada um um posto anterior, clique aqui, para conhecer mais esta ferramenta.


Os veículos da TESLA hoje tem aceitação do mercado, mas ainda muito limitado ao mercado americano, para um grupo seleto de pessoas.

O plano é trazer seus carros para um quadrante ESTRELA, onde existe uma possibilidade significativa de crescimento de mercado (carro elétrico e sustentável) e, onde a participação da TESLA pode ser majoritária dada sua tecnologia diferenciada.

Alguns concorrentes também tem oportunidade de tornar-se ESTRELA, pois estão inclusos no mercado do carro elétrico, enquanto outros por tratar-se de carros a combustão podem ter sérios disco de entrarem em quadrantes nos DOGS.

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ESTRATÉGIA | KRALJIC | POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE FORNECIMENTO


A Matriz KRALJIC foi tratada um posto anterior, clique aqui, para conhecer mais esta ferramenta.


Por ter pouca escala, a TESLA não é um cliente atrativo para muitos fornecedores, para ser atrativo possivelmente deve pagar custo superiores. Isso a coloca em um contexto onde não tem alavancagem com seus fornecedor e precisa trabalhar um um ambiente de aliança, de longo prazo e de parceria.

Seus componentes mais importantes estão posicionados no quadrante estratégico, que tem alto risco de impacto no resultado e de alto risco de fornecimento. Logo, a parceria deve ser urgentemente firmada com a devida atratividade da TESLA, tornando-se um grande futuro no mercado automobilístico.

A categoria mais importante, o Motor / Chassi, que é Core Business da TESLA são a prioridade máxima. Adicionalmente demais categorias devem ser trabalhadas, mas com níveis diferenciados de priorização.

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CATEGORIA DE MOTOR/CHASSI | MÁXIMA PRIORIDADE | BATERIA LITHIUM-ION

A tecnologia de baterias Lithium-Ion atrelada a tecnologia s de motores elétricos é o grande diferencial tecnológico e, deve ser também a categoria melhor trabalhada na área de Compras & Supply Chain. É importante nesta categoria:

  • Ter controle mais apurado sobre os custos deste produto
  • Deve ter capacidade instalada para suportar crescimento do mercado que um quadrante ESTRELA oferece
  • Deve ter um fornecimento seguro (qualidade e logística) e forte (fornecedor)

TEARDOWN | CONHEÇA O MOTOR E CHASSI DA TESLA

Para um carro TESLA milhares de baterias de Lithium-Ion são necessárias para garantir a performance dos seu motores, por exemplo:

  • Para um Tesla de 85 kWh são necessários 16 módulos de 444 células de baterias, o que consiste em 7.104 baterias de Lithium-Ion
  • Para um Tesla de 60 kWh são necessários 14 módulos de 384 células de baterias, o que consiste em 5,376 baterias de Lithium-Ion

 

BASE DE FORNECIMENTO DE BATERIAS LITHIUM-ION

Atualmente a capacidade instalada mundial de plantas de fabricação de bateria de Lithium-ion é de 35 GkWh. Grande parte desta capacidade são para o mercado de bateria recarregáveis, aquelas que utilizamos em nosso aparelhos eletrônicos, como vídeo game. 35 GWh é a capacidade instalada para fazer bateria para 530.000 carros de 66 kWh.

Para substituir a demanda de 61M de carros a combustão é necessária uma capacidade instalada 110x maior que a que existe atualmente.

O market share é composto por poucos players, porém novos players aparecerão com a consolidação deste novos mercado automobilístico.

  • Panasonic: 40%
  • LG Chem: 10%
  • Samsung SDI: 5%
  • Others: 45%

EXECUÇÃO | 5 FORCES | EXECUTANDO UMA ABORDAGEM AO MERCADO FORNECEDOR


5 FORCES foi tratado um um posto anterior, clique aqui, para conhecer mais esta ferramenta.


Com a construção de mais capacidade instalada, menores serão os custos das baterias e mais baratos serão os carros elétrico. Ganhando escala a TESLA pode dedicas esforços estratégicos à outras categorias, potencializando ainda mais seu resultado.

O modelo de Vantagem Competitiva de Porter (5 FORCES) dará o direcionamento adequado nesta categoria, possibilitando a direcionamento adequado para a categoria de baterias de Lithium-Ion da TESLA.

 

5force

 

No modelo de Porter (5 FORCES), existem alguns insights:

  • A capacidade instalada é um barreira e como o preço não regulado é importante buscar investimento focados nesta tecnologia.
  • A TESLA como cliente tem um tecnologia diferenciada, que interessa fornecedores. Podendo usar o futuro para motivo de engajamento do mercado.
  • Existem fornecedores consolidados como a PANASONIC que tem tecnologia disponível para a aplicação da TESLA.
  • Existe um outro conceito de bateria (Na-Ion) que pode ser uma substituta da bateria de Lithium-Ion no futuro. Importante ter flexibilidade para migrar para esta nova tecnologia.

RESULTADO | IMPLEMENTAÇÃO DO STRATEGIC SOURCING | GIGAFACTORY

Para os próximos 4-5 anos a TESLA tem grande possibilidade de minimizar seus custos através de duas ações de EXECUÇÕES bastante atrativas:

  • Ampliar sua capacidade de fabricação de carros de 70k para 500k, é um salto de 7x se tamanho, possibilitando interesse do investidores, com isso reduzindo seus custos de produção.
  • Implementar proposta de relacionamento/parceria entre TESLA e PANASONIC através de uma Joint-Venture chamada GigaFactory (Nevada. USA). Um investimento de U$ 5 Bi, com capacidade produtiva de 35 GWh/ano e, um grande passo para direcionar seu plano estratégico de escala e posicionamento de mercado.

GIGAFACTORY | IMPLEMENTAÇÃO EM: 2018

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Link Imagem: tesla

O mercado também esta acreditando no boom do carro elétrico e, capacidades extras serão instaladas até 2021.

A expectativa é que exista capacidade instada 3x mais o que existe hoje, chegando a 125 GWh/ano.

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Link Imagem: visualcapitalist.com

A TESLA (TSLA) vem de um aumento de faturamento gradativo anual :

  • 2013: U$2 Bi 
  • 2014: U$3 Bi
  • 2015: U$4 Bi

Porém com lucro líquido em degradação:

  • 2013: -U$74M
  • 2014: –U$294M
  • 2015: -U$888M

Para a TESLA, posicionar-se neste mercado automobilístico dependerá de escala, de metas ambiciosas, estratégia e excelência em execução. Isso será vital para sua sobrevivência.

Imagine você utilizando este conceito simplificado de STRATEGIC SOURCING em em sua empresa, na carteira de compras, na categoria, no fornecedor?

RESUMO


METODOLOGIA PROCUREMENT ACADEMY | TESLA

STRATEGIC SOURCING

  1. META: Aumentar escala para reduzir custo e posicionar o carros TESLA no quadrante ESTRELA
    • Carros mais baratos em um mercado potencial (carros elétricos)
  2. ESTRATÉGIA: Mitigar risco na categoria de motor/chassi, foco principal em baterias de Lithium-ion
    • Parceiras estratégicas com fornecedores
    • Aumento de capacidade instalada para reduzir custos por escala
    • Com escala haverá potencial para reduzir demais categorias
  3. EXECUÇÃO: Definição do parceiro ideal e a prioridade de investimento
    1. Identificado Panasonic como principal parceiro, pela tecnologia e escala
    2. Construção de Joint-Venture, GigaFactory, com capacidade de 35 GWh
    3. Com a instalação da planta haverá redução significativa dos custos
    4. Com redução de custos é esperado de TESLA avance de 70k/ano para algo próximo de 550k/ano

 

 

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