AMAZON | AÇÕES SURREAIS DE UM SUPPLY CHAIN REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO

4 minutos

AMAZON | AÇÕES SURREAIS DE UM SUPPLY CHAIN REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO

A Amazon vale U$292 Bi (AMAZON FORBES), é uma empresa onde sua essência é o Supply Chain, isso significa:

  • Atende o maior portfólio possível
  • Atende o maior números de clientes
  • Busca velocidade de entrega
  • Busca os preços mais competitivos do mercado

A Amazon é referência em Supply Chain pelos seus modelos inovadores e ousados.

Você sabe como funciona os bastidores desta empresa e, como a operação consegue transcender os limites do que avaliamos como impossível?


“Você tem que estar disposto a ser mal entendido se vai inovar” Jeff Bezos (fundados Amazon)


A Amazon é referência em diversos segmentos, mas o Supply Chain é algo extraordinário, dada a complexidade com que eles lidam diariamente.

amazon-drones-may-be-able-to-intercommunicate-and-access-your-location

Link Imagem: technewstoday.com

AMAZON E SEU COMPLEXO PORTFÓLIO DE PRODUTOS

ff_170_tail2_f

Link Imagem: wired.com

A Amazon tem um portfolio vasto, de livros à TVs.

Todo o portfolio é apresentado no site da amazon.com. O interessante á como a AMAZON gerencia o estoque e os itens para que um produto chegue:

  • O mais rápido possível à sua casa
  • A um preço bastante competitivo

São estas as premissas que a AMAZON trabalha.

Para ilustrar o modelo da AMAZON é importante olhar os gráficos ACIMA da seguinte forma:

A quantidade de items vende ou ofertas pelo novo site:

  • Quais são os produtos com MAIOR giro de estoque?
  • Quais o produtos com MENOR giro de estoque?

O conceito de LONG TAIL é utilizado amplamente em diversas operações, conhecendo o portfólio, afim de construir uma estratégia robusta e clara.

AMAZON | LIÇÕES DE UMA EMPRESA EXCEPCIONAL

A Amazon tem muito a ensinar, principalmente empresas que buscam mudanças, buscam valores mais fortes e queiram ser líderes em seu setor. Por a Amazon ser uma empresa com grande identidade com Supply Chain, também é uma ótima oportunidade de renovar o ambiente e o mindset desta área em sua empresa.

A Amazon tem 7 regras de Ouro que ajudam a ser o que ela é hoje, são elas:

amazon-supply-chain

Link Imagem: Supplychainopz.com

AMAZON E SUA INTERAÇÃO COM  INOVAÇÕES NO SUPPLY CHAIN

TRANSPORTE AUTOMATIZADO E ROBOTIZADO COM DRONES

  • Motoboy ou Drone?
  • Pessoas ou Máquinas?

Perceba que a AMAZON esta anos luz de seus concorrentes, lançando tendencia que poderão ou não ser usadas em laga escala, mas com certeza tecnologia dominada por ela.

O FOCO deles é o CONSUMIDOR, portanto com um Drone eles conseguem:

  • Entregar mais rápido (sem trânsito)
  • Custo menores

A PROPOSTA GERAL é o consumidor ter seu produto em menos de 30 minutos.

GESTÃO DO INVENTÁRIO e WAREHOUSE AUTOMATIZADO E ROBOTIZADO

Imagine rodar uma operação de luz apagada. Bem, isso é possível se você não tiver pessoas em seu armazém. Uma vez que os robos são controalados por sinais e sensores. O robos garantem:

  • a precisão do inventário
  • a contagem precisa dos itens
  • o movimento organizado e eficiente do estoque
  • a definição mais apropriada de entrega

O robô não substitui, ainda, o homem em diversas tarefas, mas em tarefas repetitivas é uma das melhores soluções, pois garantirá precisão de informação para a empresa.

A AMAZON recebe milhares de pedidos no mesmo segundo, um ser humano traduzir isso em ordem de produção e criar organização para ser feito da forma mais eficiente é duvidoso. Os robôs já seguirão o algoriímo pré-estabelecido pela empresa e, garantir que todos estão seguindo sua determinação, premissas e regras devidamente. Robôs também significa:

  • Menos acidente
  • Menos riscos trabalhistas
  • Menos danos a mercadoria

São diversas vantagens, porém ainda é um investimento muito alto e, ainda existe muita limitação de movimento que não existem com o ser humano.

MINDSET INOVADOR DO SUPPLY CHAIN

É possível entender como é importante PENSAR DIFERENTE em um mundo tão competitivo (veja BLUE OCEAN). A AMAZON faz muito bem isso, cria novos mercado, novas formas de atrair mais e mais clientes e, entrega o que o cliente realmente quer: preço, velocidade e qualidade.

A AMAZON sempre quer mais, sempre desenvolve mais e mais otimizações para que os preços sejam cada vez mais baixos, a velocidade cada vez mais alta a qualidade inquestionavelmente alta. Veja o vídeo quantas vezes puder e pense como você pode fazer diferente para a sua empresa.


Se sua empresa não se reiventa periodicamente, ela talvez já esteja com seus dias contados.


CANVAS | CONSTRUINDO UM MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

O Canvas é uma ferramenta que ajuda muito você conectar o modelo de negócio da empresa (veja ZARA) com as ações e estratégias do seu Supply Chain.

É um exercicio que dará maior visibilidade ao time de compras e logística sobre o negócio da empresa e, possibilitará uma discussão mais abrangente do que é realmente possível ser feito e o que deve ser feito para que as áreas sejam parte essencial na conexão com o negócios e clientes da empresa.

O Canvas é dividido em 9 seções:

  • Parcerias Chaves | Key Partners
  • Atividade Chaves | Key Activities
  • Recursos Chaves | Key Resources
  • Proposta de Valor da Empresa | Value Proposition
  • Relacionamento com o Consumidor | Customer Relationships
  • Canais | Channels
  • Segmentos de Clientes | Customer Segmets
  • Estrutura de Custos |  Cost Structure
  • Fontes de Receitas da Empresa | Revenue Streams

Neste templante de um modelo Canvas é possível você entender como é possível organizar e estruturar algo.

canvas

Link Imagem: Santander Negocios e Empresas

Aqui é possível entender um pouco mais como preencher, uma sugestão é imprimir a tabela acima em formato grande e convidar o time para um brainsotming, buscando conectar a operação e clientes de forma prática e transparente. É possível usar post-its para que todos as pessoas possam participar com idéias e conhecimento.

canvas

Link Imagem: dllinformatica.com.br

Agora olhe como o CANVAS pode ser aplicado ao modelo de negócio da Amazon. Canvas é uma ferramenta que se encaixa em diversas condições, mas é muito bem sugestiva em construção de novos modelos, novos modelos de negócio e novas idéias e execuções.

Aprenda a utilizar, engajar seu time e aplicar na execução e existirá grande chances de conseguir êxito nas suas realizações.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *