ZARA | COMO TER LUCRO FENOMENAL COM FRETE AEREO

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ZARA | COMO TER LUCRO FENOMENAL COM FRETE AÉREO

A Zara é a empresa líder do seu mercado, com um modelo de negócio fantástico e neste modelo as áreas de compras e supply chain auxiliam em fazer a diferença.

De acordo com Michael Porter, estratégia empresarial é: “Decidir o que não fazer”

E a ZARA sabe muito bem o que não fazer. Muito diferente de empresas onde o usual é ver as pessoas dedicando tempo e atenção a ações e tarefas dispensáveis. (veja METAS em COMPRAS). Alguma vez você se perguntou para que está fazendo determinada atividade?


Se a área de compras desconhece o modelo de negócio da empresa, esta empresa não tem compras estratégicas


 

 

 

No modelo de negócio da ZARA, Compras e Supply Chain tem uma participação bastante estratégica, fazendo parte dos impressionantes resultados que a empresa capta ano após ano.

O que o frete aéreo tem a ver com o modelo estratégico da ZARA?

 

PAPEL ESTRATÉGICO DE COMPRAS E SUPPLY CHAIN

Uma área estratégica de Compras e Supply Chain sai do trivial e conecta-se com o cliente final, adequando-se ao modelo estratégico da empresa.

Historicamente, Compras e Supply Chain foram elementos comum a todas as empresas, com papel limitado e foco em:

  • Obter bons preços na negociação e aquisição de materiais/serviços
  • Impedir paradas operacionais provocadas por rupturas de fornecimento
  • Contribuir para a administração do fluxo de caixa da empresa
  • Assegurar padrões de qualidade adequados e consistentes

Em muitas empresas Compras e Supply Chain tomam uma posição operacional-reativa, cujo foco da função compras se concentra nas atividades cotidianas de gestão do fluxo de materiais e das informações associadas. Normalmente, essa perspectiva operacional foca no curto prazo.

O segredo das empresas de sucesso, como a ZARA, é a percepção de que os processos precisam ser gerenciados em busca de excelência de execução. Neste contexto Compras e Supply Chain devem ser protagonista, e não coadjuvante, no gerenciamento dos processos.

Compras e Supply Chain de um empresa líder não devem somente construir a estratégia, mais devem construir a estratégia considerando:

  • Entender o negócio da empresa e contribuir para a excelência do negócio
  • Compreender as demandas do cliente final e buscar se reinventar para atender
  • Trabalhar de forma pro-ativa, trazendo soluções antecipadamente
  • Construir uma cadeia de fornecedores com mindset que a empresa e os clientes finais buscam

O QUE SIGNIFICAR FRETE AÉREO PARA SUA EMPRESA?

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Fonte: stuttgart-airport.com

Quando se fala de frete aéreo na sua empresa, o que vêem a cabeça:

  • Mal planejamento
  • Gastos desnecessários
  • Quem vai pagar este custo?
  • Impacto de resultado

Alguma vez lhe veio à cabeça que frete aéreo necessário para atender o cliente final, independentemente?

E seu dissermos que o modelo de negócio da ZARA considera o frete aéreo como a única opção de transporte de longa distância (na ZARA desperdício é trazer via transporte marítimo). Na realidade, o modelo estratégico da ZARA contempla o transporte mais rápido possível para que o cliente tenha o produto.

Agora imagine uma empresa como a ZARA que só faz frete aéreo e consegue competir em preço com concorrentes que trabalham com fretes marítimos. Além de competir em preço consegue ter margens de lucro significativamente maiores.

  • Como a ZARA consegue ser mais competitiva que seu concorrente?
  • Qual o modelo de negócio da ZARA?

QUAL O MODELO DE NEGÓCIO DA ZARA?

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Fonte: zara.com

Um dos segredos e diferenciais da ZARA, marca do grupo Inditex, é a rapidez com que consegue lançar novas coleções nas suas lojas. O modelo de negócio permite que a empresa consiga lançar novos produtos muito mais rapidamente do que os seus concorrentes.

Basicamente a ZARA segue o seguinte fluxo:

  • Através de consultores estratégicos e Big Data, a ZARA define a tendência de cada região
  • Estas tendências são traduzidas em produtos que devem ser rapidamente entregues à cada região
  • Cada região recebe produtos específicos em pequenos lotes, com grandes chance de venda
  • As poucas peças que não vendem imediatamente são colocadas a venda com desconto
  • As peças que tem vendas são renovadas sempre em lotes menores até vendas diminuírem
  • Os produtos se renovam semanalmente, deixa o cliente antenado na novidades

Na cadeia de suprimentos da ZARA:

  • Os fornecedores estão em regiões próximas aos centros de distribuição da empresa
  • Todos os recursos de uma empresa têm de estar alinhado com o modelo de negócio da empresa
    • Frete Aéreo faz parte do modelo estratégico de entregar o mais rápido possível o produto a cada região
    • O que não esta alinhado com o modelo estratégico não é feito (waste of time)

ZARA possui um modelo de negócio único baseado na vantagem competitiva de sua cadeia de abastecimento e é benchmark mundial em Supply Chain Management.

A proposta de valor de Inditex é:


“Moda rápida a preços acessíveis”


VIDEO | ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE O MODELO DE NEGÓCIO DA ZARA

O modelo estratégico da ZARA segue 5 regras de Ouro:

  • Produção de pequenos lotes
  • Centralização do R&D
  • Utilização de Células de Produção
  • Controle obsessivo da velocidade de entrega
  • Automatização da Produção

COMO COMPRAS E SUPPLY CHAIN PARTICIPAM DA ESTRATÉGIA DA ZARA?

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Fonte: mart-museum.ru

Um vez que Compras e Supply Chain dominam o modelo estratégico, o objetivo agora é buscar sempre a excelência, isso significa:

  • Ser ainda mais rápido nas entregas
  • Ter um processo robusto para entregas em alta velocidade
  • Construir a cadeia de suprimentos para atender obsessão pelo entrega
  • Negociar frete aéreos, condicionando aos grande volume e real necessidade
  • Melhorar processo para que R&D consiga entregar projetos em tempos recordes aos fornecedores
Perceba que o foco não é espremer os fornecedores ou achar soluções mais econômicas de frete como o frete marítimo. Na construção do Total Cost of Ownership (veja TCO) é essencial considerar a cadeia de ponta a ponta (cliente-estoque-fornecedor), neste caso a obsessão de compras deve ser não perder a venda.

INDITEX | VELOCIDADE É PRIORDADE

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Fonte: fivelessonsfrom.com

Velocidade considera warehouses e produções adequadas:

  • Enquanto a ZARA utiliza centros de produção em grandes metrópoles (Células de Produção)
  • Os concorrentes mantêm a produção em locais isolados, como a China.

Velocidade trás vantagens competitivas:

  • A produção se adapta às preferências do consumidor final no menor tempo possível.
  • A velocidade de entrega está acima dos custos de produção.
  • A obsessão por velocidade permite alcançar maior flexibilidade
  • Diminuindo o tempo de resposta é possível menor nível possível de estoque
  • Não há geração de estoque obsoleto, pois o produto chega ao ponto do cliente não perder interesse

A velocidade muda o padrão de comportamento do cliente final:

  • Na GUCCI ou CHANEL em outubro, você encontrará roupas ainda de fevereiro.
  • Na ZARA, se você não comprar, em 11 dias todo o estoque irá mudar.

Na ZARA o cliente final muda seu padrão de consumo, pois sabe que se gostar de algo e não comprar não terá mais a chance, atrelado a um preço justo. O cliente comprará ou não?

BIG DATA | A TECNOLOGIA QUE PODE VIRAR O JOGO

zara

Fonte: consider.biz

O Big Data é uma espécie de oráculo, uma bola de cristal que tem as respostas para todos os problemas e as chaves para todas as oportunidades.

A análise de Big Data permitem conhecer melhor os clientes finais, e preparar a cadeia de produção, abastecimento e fornecedores para serem o mais rápidos, eficientes e assertivos possíveis. Os dados são constantemente reavaliados e a empresa tem considerações e indicadores estatísticos para que a cada decisão o resultado seja cada vez mais efetivo.

 Empresas lideres dominam BIG DATA, empresa tradicionais não investem em sistema e insistem no bom e velho EXCEL.


Como é possível garantir velocidade de execução se a informação de marketing e venda demora a chegar? 


BIG DATA é um ferramenta essencial para integração da empresa, a forma ideal para que as ações sejam tomadas de forma conjunta e como resultado a empresa terá:

  • Maior velocidade de execução
  • Maior conhecimento do foco do cliente final
  • Maior assertividade
  • Melhor controle histórico dos acertos e erros passados
  • Maior inteligência sobre mercado consumidor e mercado fornecedor

zara

Fonte: irissoftware.com

Uma área de compras de uma empresa líder, conhece o modelo de negócios e atua na concretização de uma Cadeia de Suprimentos e um Supply Chain coeso, com foco contínuo na excelência do negócio (veja METAS em COMPRAS)

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