5 PASSOS PARA VOCÊ TER UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

2 minutos

5 Passos Para Você Ter Um Negócio Sustentável

Muitos negócios querem ser Sustentáveis, você já deve ter pensado muitas vezes oque preciso fazer para que meu negócio seja sustentável. Para muitos atingir este objetivo pode ser  problemático. O caminho para chegar nesse objetivo, muitas vezes, é cheio de obstáculos desde fatores internos como a falta de conhecimento até fatores externos como complexas legislações.                  Vamos ver aqui 5 iniciativas que Líderes de empresas que obtiveram êxito neste caminho em direção a um futuro mais sustentável.

 

imagem sustenta

 

Para começar…

Oque é um Negócio Sustentável?

Negócio Sustentável se refere a modelos e decisões estratégicas considerando aspectos, financeiros, ambientais e sociais. Empresas sustentáveis tem como características:

  •  Criação de valor financeiro no longo prazo.
  • Compreendem que suas ações afetam o meio ambiente e trabalham ativamente para reduzir seus impactos negativos.
  •  Preocupação e cuidado com seus colaboradores, clientes e comunidade trabalhando de maneira a causar um impacto social positivo.
  • Compreendem que esses 3 elementos estão conectados.

Quando comparamos empresas que focam no lucro rápido (curto prazo) e tem suas ações baseadas somente neste retorno, com empresas que possuem um mind-set de longo prazo, conseguimos identificar as empresas Sustentáveis e duráveis. Estas, tem como parte integrada a seus objetivos a redução do consumo de recursos naturais e de geração de resíduos, assim como o assegurar a melhor condição de trabalho para seus colaboradores. E o resultado desta estratégia é uma empresa resiliente, preparada para resistir recessões, adversidades, mercado competitivo, criando assim um oceano azul. Recomendo a leitura do livro: A Estratégia do Oceano Azul – autores Renée Mauborgne e W Chan Kim.

Atualmente as questões de Sustentabilidade estão evoluindo para um novo patamar, porém mantendo como premissa e base os itens anteriormente mencionados. Onde antes se falava especificamente de um produto Green, hoje se fala em como seria possível de maneira colaborativa engajar a empresa, colaboradores, clientes e sociedade no desenvolvimento, não somente do produto Sustentável, mas sim da empresa Sustentável. Esta evolução pode impulsionar as empresas e levar a alcançar o diferencial de mercado.

 

Estes são os passos que direcionarão sua empresa ao status de Negócio Sustentável e por consênquia abraçar novos mercados.

1 – Criação de uma cultura corporativa alinhada ao direcionamento sustentável.

2 – Definição de objetivos claros, alinhando as ações de Sustentabilidade ao resultado financeiro de longo prazo.

3 – Comunicar, comunicar e comunicar a estratégia e objetivos de Sustentabilidade.

4 – Engajamento colaborativo intra e inter company

5 – Aumentar a percepção de valor da empresa Sustentável pelo cliente

 

Olhando para o caminho a ser trilhado fica claro que apesar de se ter uma direção a ser seguida uma vez que a decisão de se tornar uma empresa Sustentável foi tomada, as ações a serem tomadas são especificas para cada negócio. Isto pode ao mesmo tempo, criar uma barreira uma vez que deve ser muito bem pensado oque e como fazer, mas também criará um diferencial para sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Gostou do post? Quer maiores detalhes de um assunto especifico? Deixe seus comentários !

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *