7 PASSOS PARA INICIAR UM PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE EM SUA EMPRESA

2 minutos

7 PASSOS PARA INICIAR UM PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE EM SUA EMPRESA

Em meio a vários desafios de ordem Ambiental, Econômica e Social, atualmente é impossível ter uma empresa e não considerar estes aspectos dentro do planejamento estratégico. E por isso da importância da elaboração de um Programa de Sustentabilidade.

Programa de Sustentabilidade

1/ Diagnóstico

O olhar deve partir sempre de dentro para fora. Se existem problemas emergenciais relacionados à desmotivação entre os colaboradores, processos trabalhistas, metas não batidas ou perda de clientes, o esforço de mudança inicia a jornada em busca da sustentabilidade para enfrentar a crise imediata. Em seguida, aproveite a atmosfera de sensibilização como base para se antecipar ao futuro e responder hoje as questões de amanhã através de um Programa de Sustentabilidade

 

2/ Comprometimento Inicial

O ideal é se reunir com a direção da empresa para falar sobre a abordagem da sustentabilidade na estratégia da empresa. Deve ser visto a necessidade de fazê-la e, consequentemente, conseguirão visualizar possíveis oportunidades. Para isso, crie um comitê de pessoas interessadas no tema e dispostas em realizar projetos interessantes voluntariamente.

 

3/ Definindo a Estratégia Sustentabilidade

O terceiro passo é a tradução dos pontos fracos e fortes em oportunidades de negócios que serão a base de sua estratégia.

Essa abordagem e seu plano de negócios devem ser únicos e integrados e não dois programas separados, que funcionam em paralelo. Todos os colaboradores devem orientar suas condutas em prol de um único objetivo.

 

4/ Metas e Indicadores

Após escolher as metas prioritárias, a técnica da minimização e da otimização pode ajudar na fixação de indicadores para mensurar os resultados. Uma empresa de serviços aos clientes, por exemplo: minimização é responder com mais rapidez as queixas, desde que estes se sintam completamente atendidos; otimização é trabalhar com clientes insatisfeitos para desenvolver novos produtos adequados às suas necessidades.

 

5/ Engajamento dos Colaboradores

Aqui, a postura proativa do RH é imprescindível. Costurar as causas da empresa aos propósitos dos colaboradores é fundamental. Eles precisam saber exatamente o porquê das metas, dos indicadores, de como chegaram até essa estratégia e compreender o quão importante são nesse processo. Precisam alcançar o entendimento de que são partes fundamentais para que tudo saia como o esperado e essa é a realidade.

Muitas estratégias de sustentabilidade não funcionam porque não fazem a integração orgânica com os funcionários. Uma mera palestra mecânica falando sobre a estratégia não induz ninguém à ação.

 

6/ Indices Sustentabilidade

O processo de sustentabilidade é continuo. E deve ocorrer a busca para que este processo seja integrado ao nosso modelo de decisão estratégica da empresa.

Algumas empresas utilizam modelos de relatórios existentes, como o GRI (Global Reporting Initiative). Os relatórios existem para comunicar o que já fazem, portanto, tendo percorrido um caminho natural, o documento ajuda mais na frente a aprofundar essas questões. Hoje, o que acontece é que ele acaba valorizando mais o “ser” do que o “ter” e, o que se vê muito, são corporações preocupadas em preencher um relatório a todo custo, sem integrar a essência dele – que é o que importa de fato.

Esses passos são um bom começo para quem estiver disposto a fazer algo melhor do que já faz atualmente. No meio do processo haverá maior entendimento do negócio e as boas ideias surgirão naturalmente. A sustentabilidade sempre agrega.

 

7/ Ganhos

A Sustentabilidade nas empresas está deixando de ser uma atitude passiva, ou seja, assegurar somente que se cumpram requerimentos legais, e se tornando uma questão estratégica da empresa para e assim criar um diferencial no mercado, aumentando os lucros da companhia.

 

 

 

 

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. julho 31, 2016

    […] Para entenda sustentabilidade, veja EMPRESA SUSTENTÁVEL […]

  2. setembro 11, 2016

    […] Segurança e confidencialidade das informações (Compliance) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *