IKEA – UMA ESTRATÉGIA VENCEDORA

2 minutos

 

IKEA – uma estratégia vencedora

 

IKEA

 

Ikea é uma empresa pouco conhecida no Brasil, porém nos mercados onde atua chega a existir uma adoração de seus clientes pela marca. Líder mundial no mercado moveleiro (além de atuar com diversos tipos de produtos) se tornou icônica pela loja no formato de caixa azul com letreiros em amarelo, impossível não reconhecer.

Este gigante industrial foi criado na Suécia em 1943, como um pequeno negócio que oferecia a preços baixos, canetas, carteiras, relógios, e outros. Seu nome se formou a partir das iniciais de seu fundador Ingvar Kamprad e da cidade e comunidade onde passou sua infância, Elmtaryd and Agunnaryd. Ikea como loja de móveis iniciou em 1948 quando Ingvard decidiu vender os móveis que eram produzidos por fabricantes locais. Naquele momento Ingvard não tinha idéia no que a Ikea se tornaria e como seu negócio teria um grande impacto positivo na vida das pessoas e do planeta. Hoje com mais de 250 lojas presentes em 24 países, contando com mais de 118 mil colaboradores e tendo como fornecedores diretos mais de 1350 empresas é a gigante do ramo mobiliário e se adentrando em outros mercados que foram se desenvolvendo a partir de seus negócios, como por exemplo, alimentos, transporte e até geração de energia.

Empresa de capital fechado, trabalha independente das vontades do Mercado de Capitais definindo seu futuro de acordo com suas ambições.

 

Ingvar

Ingvar Kamprad, Fundador e Conselheiro
“Decidi que a bolsa de valores não era uma opção para a IKEA. Sabia que apenas uma perspetiva a longo prazo poderia assegurar os nossos planos de crescimento e não quis que a IKEA ficasse dependente de instituições financeiras.”

Sustentabilidade pode sim, gerar receita além de melhorar as perspectivas da empresa no longo prazo

 

Na Ikea Sustentabilidade é baseada na Visão e nos Fundamentos do Negócios de CRIAR UM DIA-A-DIA MELHOR NA VIDA DAS PESSOAS, e oque é bom para as pessoas é bom para Ikea.

O modelo de negócio da Ikea é combinar a funcionalidade, design e qualidade dos produtos com preços tão baixos que mais e mais pessoas tenham condições de compra-los. Para Ikea a CASA para cada pessoa é o lugar mais importante do mundo e por isso ela merece ter o melhor. E quando um produto chega a casa de um consumidor, ele deve ter sido produzido com total respeito ao meio ambiente e as pessoas que participaram de todo o seu processo de fabricação.

 

Na Ikea existe a função do CSO, Chief Sustainability Officer que é exercida por Steve Howard, responsável pelos mais impactantes investimentos em Sustentabilidade da indústria de bens e consumo. Abaixo algumas orientações de Steve de como realmente implementar mudanças que venham a impactar positivamente a vida das pessoas e do planeta.

1 – O seu produto não se baseia somente na transformação que passou durante o tempo em que esteve em suas mãos. A empresa deve identificar e compreender toda a cadeia de fornecimento e corrigir oque seja necessário. Se cada empresa fizer sua parte toda a cadeia de fornecimento vai trabalhar de acordo com as melhores práticas de Sustentabilidade.

2 – Objetivos de Sustentabilidade devem ter como compromisso 100% de atingimento. Qualquer coisa menor que a totalidade vai dar espaço para meio trabalhos e para interpretação. Um grande exemplo da Ikea foi quando definiram a meta de somente utilizar e comercializar iluminação 100% LED, ou seja, é tudo, não há interpretações. O mesmo está acontecendo com relação ao consumo de energia, que em 2020 será obtido 100% de fontes renováveis e independentes.

3 – Para que você assegure que todos os seus colaboradores e fornecedores sigam sua Visão é importante que sejam estabelecidas as regras e isso se faz ao criar uma referência, ou seja, a empresa deve elaborar um Código de Conduta de maneira que as pessoas saibam como devem proceder.

4 – Quando se fala em Sustentabilidade existem milhares de possíveis iniciativas, identifique as quais são relevantes para seu negócio e que estejam alinhadas a seus valores e invista nelas.

 

Conheça mais sobre como funciona a Cadeia de Valor da Ikea e como Sustentabilidade é parte integrante de seu negócio.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *